
Primeiro, e antes de tudo, dizer-te o que é um funil de vendas.
Um funil é a jornada do consumidor desde o momento que contacta com a tua marca (que tem conhecimento dela), até à conversão numa compra de um serviço ou produto.
Como deves calcular, no topo do funil podes ter imensa gente (pessoas que têm conhecimento de ti) e no fundo do funil tens menos (pessoas que estão prontas para fazer a compra do teu produto/serviço).
O teu trabalho é captar pessoas para o topo do funil e orientar a sua jornada até ao fundo do mesmo.
Um funil está dividido em 3 fases e cada uma tem a sua função:
- Topo – reconhecimento;
- Meio – aquisição e nutrição;
- Fundo – conversão.
No reconhecimento o utilizador ainda está a ganhar consciência da sua necessidade.
Na aquisição e nutrição o utilizador já ganhou essa consciência e está à procura de soluções para o seu problema.
Na conversão o utilizador já encontrou a solução e tens que o convencer que o teu produto ou serviço é o ideal para resolver a sua necessidade.
Cada fase deve ter um tipo de comunicação apropriado, diferentes produtos para atrair o utilizador e diferentes métodos para converter.
Se gostarias de implementar esta estratégia no teu negócio, contacta-me!